top of page

Distribuição Geoespacial das Favelas e Comunidades Urbanas (FCUs) de Blumenau: Uma Análise dos Riscos e Vulnerabilidades Sociais e Ambientais

  • D.ra Maria
  • 3 de fev.
  • 2 min de leitura

Me. Jéssica Novaes

Dr. Marcos Mattedi

Dr. Maiko Siepss


O mapeamento da distribuição das Favelas e Comunidades Urbanas (FCUs) em Blumenau-SC, baseado nos dados publicados pelo IBGE no dia 08/11/2024, revela uma forte correlação entre vulnerabilidade social e vulnerabilidade ambiental. A análise geoespacial elaborada considerou a densidade populacional, densidade edilícia, e a alocação das FCUs em áreas suscetíveis a desastres, como enchentes e movimentos de massa. Os resultados indicam que as FCUs mais populosas estão concentradas nas regiões centrais da cidade, onde há maior proximidade com os serviços urbanos, mas também suscetibilidade a enchentes.  No entanto, em números absolutos, a maior parte das FCUs está alocada nos morros estão em áreas de alta declividade, caracterizadas por maior exposição a movimentos de massa. Assim, observa-se que a periferia, onde encontram-se a maior parte das FCUs, está mais exposta perigos relacionados à instabilidade do terreno, do que propriamente às enchentes. 

Fonte; FUCS - IBGE (2024)
Fonte; FUCS - IBGE (2024)

A vulnerabilidade aos movimentos de massa é ainda mais complexa que a vulnerabilidade às enchentes. No caso dos movimentos de massa, os desastres tendem a ser abruptos, enquanto as enchentes embora também levem a grandes perdas materiais, e por vezes humanas, acontecem de forma gradual. O estudo da declividade confirma que as FCUs estão predominantemente localizadas em regiões com maior inclinação, apontando para uma segregação socioespacial que reserva as áreas planas e menos suscetíveis a desastres para os moradores de maior renda. Tal cenário destaca o papel do planejamento urbano na perpetuação das desigualdades socioespaciais. A vulnerabilidade social das FCUs de Blumenau é agravada pela sua localização. Logo, a integração de políticas públicas que priorizem a redução de riscos, a reestruturação habitacional e a inclusão social tornam-se essenciais para mitigar os impactos dos desastres. 

Por fim, a análise das densidades demográfica e edilícia das FCUs destaca que áreas de maior densidade populacional são acompanhadas por densidades edilícias igualmente elevadas, sugerindo um adensamento crítico que agrava a precariedade habitacional. Outro agravante ao risco de desastres, em especial em áreas cuja suscetibilidade a movimentos de massa é alta, é a inadequação das técnicas construtivas, como o uso de fundações subdimensionadas, e falta de contenções e drenagem adequada. Essas condições reforçam a relação intrínseca entre vulnerabilidade social e ambiental, já que a exposição aos desastres é ampliada pela inadequação das infraestruturas urbanas.

Nota Técnica: Em nível nacional, a segregação econômica (concentração de renda) resulta na segregação espacial (favelização). Localmente, em Blumenau, essa segregação se agrava pela ocupação de áreas de risco - terrenos com alta declividade (suscetíveis a movimentos de massa) ou planícies alagáveis (expostas a enchentes) - por populações de baixa renda: A vulnerabilidade social é potencializada pela vulnerabilidade ambiental.


Referências


Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Plataforma Geográfica Interativa – Censo 2022. Disponível em: https://censo2022.ibge.gov.br/apps/pgi/#/mapa/. Acesso em: 3 fev. 2025.


Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Serviço WMS do Censo 2022. Disponível em: https://geoservicoscenso2022.ibge.gov.br/geoserver/ows?service=WMS&layers=base:qg_2022_670_fcu_agreg. Acesso em: 3 fev. 2025.


Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Malhas territoriais. Disponível em: https://www.ibge.gov.br/geociencias/organizacao-do-territorio/malhas-territoriais.html. Acesso em: 3 fev. 2025.


Serviço Geológico do Brasil (SGB). Cartas de Suscetibilidade a Movimentos Gravitacionais de Massa e Inundações. Disponível em: https://www.sgb.gov.br/cartas-de-suscetibilidade. Acesso em: 3 fev. 2025.

 

Posts recentes

Ver tudo

Comments


  • White Facebook Icon
  • White YouTube Icon
bottom of page